segunda-feira, 21 de julho de 2008

Como prometido...

A preparação do conjunto sénior bulgaro foi feita na cidade de Burgas num centro de estágios que reúne todas as condições que se podem querer. Foi também uma forma de "fugir" à confusão e ao stress da capital. Elas transpiram de manhã à noite pelo seu grande objectivo nos jogos de Pequim. Pelo menos 10 horas do dia são passadas no treino.

Quando se chega a este nível todos os pormenores contam...

"Temos três novos modelos de fatos. Esperemos que agradem ao público tanto como a nós. Desta vez apostámos em combinações de cores mais clássicas. Um dos fatos é um com fundo preto onde se fizeram vários desenhos por cima com todas as tonalidades de roxos e lilases disponiblizados pela Swarovski. O de cordas é vermelho e o outro, é surpresa."

O dia-a-dia...
"Os nossos dias são bastante aborrecidos e monótonos. Depois de acordar e tomar o pequeno almoço começamos a treinar às 8h30. Para abrir bem a pestana temos logo 1h30 de ballet. Seguem-se dez minutos de massagens, aplicação de pomadas na pernas costas e assim. É então que vêm as treinadoras. Não há horas para acabar, há sim trabalho que tem que ser feito e bem feito. Já chegámos a acabar o primeiro treino às 15h. A duração do intervalo de almoço depende de como correu o primeiro treino e vai dos 15 minutos até às 2h.





Depois de descansar, ou não, voltamos ao trabalho, e ao mesmo: aquecimentos, ballet, massagem, partes sem música, partes com música, inteiros, força, resistência. O nosso dia nunca terminam antes das 20h/21h. Mas depois de jantar temos outra vez massagens.
Às vezes arranjamos também um tempinho para conversar uma vez que sem uma boa relação ginastas-treinadoras é muito dícil chegar a algum lado. Às Quintas e Sábados costumamos acabar mais cedo e vamos dar um "saltinho" à praia que é mesmo aqui ao lado ou simplesmente para ir passear e arejar as ideias. O Domingo é o dia livre em que cada uma tem total liberdade para fazer o que quer.

O pior é mesmo o plano de exercícios com música que têm que ser executados sem nenhuma falhinha. Por vezes despachamo-nos rápido mas por outras..."




"Sou muito exigente com a alimentação. Estou sempre a controlá-las quanto ao que comem e bebem. Nesta fase já não tanto com o seu peso em si como com as substâncias que poderam acusar no control anti-dopping." Disse a treinadora principal Adriana Dunavska.





Bom, eu por hoje fico por aqui que isto das traduções tem muito que se lhe diga. Só me resta desejar-lhes muuuuuuita sorte. Claro que não vai ser fácil mas eu acredito que ainda voltam a casa de medalhas ao peito =)

...continua

4 comentários:

:: Canilhas :: disse...

...temos reporter! ;)

Alguma destas ginastas é tua colega de clube?

Anónimo disse...

Bem, este post está um verdadeiro espetáculo. Parabéns!
Podes ir contando mais coisas que nós gostamos de saber tudinho!
Beijos xavala

Anónimo disse...

Fixeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eu tb keru ir ao Olimpicos.

Caterina Ivanova disse...

Olá Maria, não nenhuma destas ginastas é minha colega de clube. Uma delas já lá treinou mas foi à muuuuitos anos. É que a selecção treina em Sófia que é a capital e eu estou em Varna que é completamente do outro lado do país. E o que acontece é que todas as escolhidas para a selecção se mudam para lá. ;)
Beijinhos